Trindade – essa palavra não aparece na bíblia – Por pastor luiz antonio- me.

Do ponto de vista histórico, um dos primeiros a utilizar, no Ocidente cristão, o termo “Trindade”, para expressar a ideia de que a unidade divina existiria em três pessoas distintas, foi Tertuliano no início do século III, em sua obra “Adversus Praxeas” (2,4; 8,7), onde ele utilizou o termo latino de trinitas.

A doutrina não se tornou definitiva até o final do quarto século.

doutrina cristã da Trindade (do latim trinitas) define Deus como três pessoas que participam da mesma substância: o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; “um Deus em três pessoas”.

FUNDAMENTOS BÍBLICOS

A palavra Trindade não é encontrada nas Escrituras, nem uma doutrina expressamente formulada da Trindade, mas o conceito pode ser percebido nas Escrituras onde se pode ver a atividade de um Deus Trino.

A doutrina trinitária pode ser depreendida de muitos trechos da Bíblia.

  1. Um dos exemplos mais referidos é o relato do batismo de Jesus, onde as “três pessoas da Trindade” se fazem presentes, com a descida do Espírito Santo sobre Jesus, na forma de uma pomba, e com a voz do Pai Celeste dizendo: “Este és o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Mateus 3:17 (ARC)

2 – O mais importante texto do Novo Testamento para o ensino da doutrina da Trindade é (Mateus 28:19), que manda batizar “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

3 – Também na aparição teofânica do relato de (Gn 18: 1-16) em que a Trindade se revelaria por três anjos que apareceram a Abraão próximo aos carvalhais de Manre.

4 – Na criação do homem se apresenta um “criador plural”: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26)

5 – No episódio da torre de Babel o Senhor Deus fala no plural: “Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.” (Gn 11,7)

6 -Também em Gênesis 3:22 é encontrado um diálogo onde Deus se mostra como mais de um: Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal.

Ao longo da Bíblia há várias passagens que revelam a natureza divina da Trindade, e até a personalidade de cada uma das três pessoas divinas: