A janela 10/40.

A janela 10/40.

Na primeira edição falamos sobre o campo é o mundo, na segunda edição sobre a Janela Brasileira, e nesta edição falaremos sobre um assunto muito importante do ponto de vista missionário, a Janela 10/40.

Esta é uma área que vai desde o norte da África, passando pelo Oriente Médio e a Ásia central e oriental, entre os paralelos 10 e 40 ao norte do Equador (conforme você vê no mapa).

Os países que formam a Janela 10/40 são os seguintes:

 

Oriente Médio – 21 países

Arábia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Palestina, Jordânia, Kuweit, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Síria, Sudão, Tunísia e Turquia.

 

África – 12 países

Benin, Burkina, Cabo Verde, Chade, Djibuti, Etiópia, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Níger e Senegal.

 

Ásia – 21 países

Afeganistão, Bangladesh, Barein, Butão, Camboja, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Filipinas, Índia, Japão, Laos, Malásia, Maldivas, Mongólia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan (Formosa) e Vietnã.

 

Eurásia – 3 países

Cazaquistão, Turcomênia e Tadjiquistão.

 

Europa – 4 países

Albânia, Chipre, Gibraltar e Grécia.

 

Essa área do globo constitui o grande desafio para a igreja moderna neste século. A janela 10/40 apresenta várias características para as quais os crentes devem atentar:

Primeira: Ali vive grande parte da população mundial, e embora essa zona represente apenas 1/3 da superfície da Terra, ela é habitada por quase 2/3 da população mundial.

Segunda: As duas nações mais populosas da Terra estão dentro dela: a Índia e a China, que juntas perfazem quase que a metade da população do mundo.

Terceira: É aí que estão as pessoas que mais precisam do Senhor! Mais de noventa por cento do povo menos evangelizado da Terra vive aí.

Quarta: O islamismo tem imperado nessa parte do globo, local do nascimento das principais religiões do mundo: judaísmo, hinduísmo, budismo, cristianismo e islamismo.  É triste, mas vale à pena lembrar que com exceção do cristianismo, todas as outras religiões têm presença forte nessa área.

No extremo esquerdo da janela 10/40 está a grande mesquita de Casa Blanca Marrocos.

No outro extremo está a mesquita de San Ruanga, os muçulmanos estão mostrando quem é que manda naquela parte do planeta. Mas não foi assim no passado; o cristianismo nasceu lá, as igrejas da Ásia estavam lá. O grito de socorro do carcereiro de Filipos ainda ecoa de lá. Que possamos ouví-lo!

E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. (Atos 16.9).

Este lugar onde Paulo teve essa visão, na região da antiga Ásia Menor dentro da janela 10/40, agora está tomado pelo islamismo. Mas apesar de a janela 10/40 estar praticamente tomada pelo islamismo, esta região é um local onde muitos dos povos mais receptivos espiritualmente habitam.

É aí que o povo mais sofredor da terra se encontra! A maioria dos povos mais pobres do mundo, cerca de oitenta por cento acha-se nesse lugar. Vamos orar, vamos ofertar, vamos financiar missionários para a janela 10/40. “todo coração com cristo é um missionário e todo coração sem Cristo é um campo missionário.” Deus abençoe a todos.

Pr. Luiz Antonio.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Se voce tem o chamado, nós temos o conhecimento!

%d blogueiros gostam disto: