“A Verdade vos Libertará” – Por Pastor Luiz Antonio.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCfPGe3RP7KsZ80uwFfNjnvQA Verdade vos libertará
Clique na imagem e ouça a mensagem.

A VERDADE VOS LIBERTARÁ”

“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. ”  (João 8:32).

O vocábulo verdade é tradução do termo hebraico “emeth” que significa firmeza, fidelidade, verdade, certeza, credibilidade. O termo é frequentemente usado para fazer referência a algo que foi dito reivindicando a veracidade do que foi declarado.  

A Bíblia afirma que a instrução divina é a verdade (João 17,17), “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.

O termo, nesse contexto, invoca a ideia de conhecimento ético ou religioso, de doutrina verdadeira.

Mas qual o real conceito da “verdade”? Essa pergunta tem desafiado a humanidade por milhares de anos. Os filósofos da antiga Grécia muito debateram sobre a natureza da verdade. A discussão girava em torno de saber se ela era real e absoluta, ou relativa e ilusória. Suas dúvidas foram refletidas na frase de Pilatos: “Que é a verdade? ” (João 18:38).

Hoje em dia muitos fazem a mesma pergunta em várias situações. Eu acredito que seja de responsabilidade da religião dar a resposta sobre o que seja a verdade, e se é possível conhecer a verdade?

Para ajudar-nos a responder a estas questões, vamos focalizar nossa atenção em nosso versículo tema. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

O homem pode andar em dúvida e incerteza, mas Jesus foi absoluto ao declarar o que é a verdade. Ele fala sobre a verdade como algo exato e objetivo, ele nos fala que a verdade é o “LOGOS” a Palavra de Deus revelada.

Quando ele falou com seu Pai (João 17:17), ele disse: “tua palavra é a verdade”. 

Quando Jesus falou sobre a verdade, ele não estava falando sobre o pensamento relativista dos homens, nem sobre a verdade dos filósofos, mas falava da verdade de Deus (que é sua palavra), a qual transmite firmeza, fidelidade, verdade, certeza, credibilidade. Ele não falava de uma verdade relativa em que as pessoas escolheriam acreditar.

Jesus definiu a verdade como um fato revelado e eterno! A palavra de Deus é a verdade, ele disse, independentemente do fato de crermos ou não, de eu aceitarmos e obedecermos, ou de rejeitarmos e contestar.

Jesus mostra neste versículo que a “verdade” pode ser conhecida, pode ser aprendida e que não é algo inatingível. Ele diz: “Conhecereis a verdade”. 

“Conhecer”, conhecereis, é o termo hebraico “yadá” que tráz a ideia de conhecer empiricamente (por experiência), aprender a conhecer, perceber e ver essa verdade, descobri-la e discerni-la; ser capaz de discrimina-la de distingui-la das verdades relativas propostas por humanistas e falsos mestres.

Significa saber por experiência! Reconhecer, admitir e confessar a Palavra de Deus como verdade.

O termo hebraico “yadá” (conhecer), também implica em estar familiarizado com. Inclusive esta palavra é usada para descrever o contato sexual entre um homem e uma mulher, (conhecer uma pessoa de forma carnal), portanto descreve um conhecimento sólido. É nesses termos que Deus quer que conheçamos sua Palavra, por contato, conhecer de verdade.

O que Jesus disse é que podemos e devemos conhecer a verdade de verdade! Podemos conhecer a verdade hoje do mesmo modo como o povo de Beréia o fez no primeiro século: Eles procuraram por ela nas Escrituras (Atos 17:11) “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a Palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim”.

Conhecendo a verdade de Deus (a Bíblia) podemos distinguir o certo do errado. Paulo instruiu os Tessalonicenses: “Julgai todas as cousas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal” (1 Tessalonicenses 5:21-22). “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105).

Os escritores do Novo Testamento declaram que é possível saber a verdade:

1Timóteo 2:4 (ARC95) – “…que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade”.

2Timóteo 3:7 (ARC95) – “…que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade”.

Hebreus 10:26 (ARC95) – “…porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados…”

Tito 1:1 (ARC95) – “Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade”.

João 14:17 (ARC95) – “…o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós”.

João falou com pessoas que receberam este conhecimento da verdade, “…não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade”. (1 João 2:21).

Paulo condenou aqueles que estão “sempre aprendendo, mas que jamais podem chegar ao conhecimento da verdade” (2 Timóteo 3:7). Por que receberam tão severa crítica? Porque eles fracassaram em aprender a verdade, resistindo assim à Palavra de Deus. Eles não compreenderam a verdade porque não a quiseram; “E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. (2 Timóteo 3:8). Mas nós podemos saber a verdade, você pode saber se quiser. A verdade é a Palavra de Deus segundo as palavras de Jesus.

Agora a única maneira de saber se verdade que liberta é a Bíblia é começar a lê-la ainda hoje!

Quando não conhecemos a verdade de Deus somos escravos da religião fria e vazia!

Quando não conhecemos a verdade de Deus somos escravos de crenças antbíblicas!

Quando não conhecemos a verdade de Deus somos escravos da idolatria, considerada a maior afronta contra o criador!

Quando não conhecemos a verdade de Deus somos escravos da mentira que escraviza, ao contrário da verdade, que liberta!

Quando não conhecemos a verdade de Deus somos escravos das superstições, mas Jesus disse que se conhecêssemos a verdade ela nos libertaria!

Caro amigo, em minha vida, a Bíblia se comprovou como a “verdade que liberta”, eu a recebi como “verdade absoluta” para minha vida e sou feliz há três décadas.

            A liberdade é valorizada universalmente. Inúmeras pessoas têm sacrificado suas vidas esforçando-se para assegurarem sua própria liberdade.

Tão valiosa quanto a liberdade pessoal e política é aquela liberdade da qual Jesus nos fala em João 8:32 – “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. ”

Esta liberdade de que fala o Salvador é mais significativa por se tratar da liberdade da alma, e contudo, poucos a buscam.

Enquanto não assumimos um compromisso (Senhor/servo) com Jesus Cristo e com sua Palavra somos escravos do pecado, consequentemente sem liberdade. Sem conhecer a “Verdade” estamos em eterna separação de Deus.

Jesus se ofereceu para nos libertar das consequências da nossa própria rebelião contra Deus! 

Jesus declarou-se a própria verdade: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (João 14 ,6).

Portanto caro leitor, se queres ser livre, receba Jesus como Salvador e serás liberto do pecado, do juízo vindouro, do inferno, e de teus próprios conceitos que tantas vezes te afastam de Deus.

Deus, contudo, não nos força a sermos libertos. Muitas pessoas são enganadas por Satanás e seus falsos mestres e assim não conseguem discernir a liberdade do encarceramento (veja 2 Pedro 2:17-22). Infelizmente, muitas pessoas rejeitam a liberdade que Deus oferece e permanecem presas em seus próprios pecados.

Jesus usou as palavras do Profeta Isaías, para descrever a triste condição daqueles que não aceitam a liberdade divina: “Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não veja, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta, e eu os cure. ” (Mateus 13:15).

Para muitas pessoas a verdade é uma coisa relativa, mas Deus claramente revelou a verdade como verdade absoluta e nos permitiu conhecê-la, aliás, incentivou-nos a conhecê-la: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. ”  (João 8:32).

            A verdade do homem não poderá salvá-lo, por isso Deus subordinou a salvação à sua verdade. Quando nós aprendemos e obedecemos a verdade revelada na Palavra de Deus, podemos estar certos da nossa salvação.

João nos falou do nosso relacionamento com Deus quando ele disse: “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade” (1 João 2:3-4).

A verdade está ai amigo, perto de ti, na tua mão, receba-a, aceite-a, viva-a! “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. ”  (João 8:32).

                                                                                                                       Pastor Luiz Antonio.

5 comentários em ““A Verdade vos Libertará” – Por Pastor Luiz Antonio.”

  1. gostei, principalmente na questão da verdade absoluta que é Cristo e sua palavra, e então sobre o o seu conhecimento que é através de sua palavra e na sua prática que se torna um conhecimento empírico, mas entendo que nós somos justificados em Cristo e em seu sacrifício, mas não resta duvidas que a pratica vivenciada nos seus mandamentos da sua palavra é fundamental.

    Curtir

    1. Salesiano, obrigado por comentar em nosso Blog! Inscreva-se no nosso canal no YouTube: https://youtu.be/YGDl2UU5AXI e veja o vídeo do comentário desse artigo, é muitos outros assuntos interessantes. Estamos estudando o Apocalipse, toda semana um vídeo, já estamos no Apocalipse capítulo 7. Um abraço meu amigo.

      Curtir

    2. Saleciano, paz seja contigo meu irmão. Obrigado por comentar no nosso blog. Você~e pode se inscrever no nosso canal do youtube e ver o video desse artigo, bem como muitos outros e ainda acompanhar o estudo do Apocalipse. Estamos no capítulo 7 do “Livro da Revelação”. Inscreva-se acione o sininho e não perca nenhuma publicação!

      Curtir

  2. a verdade esta no espelho , saia virtude de jesus cristo e frutos ele era a verdade eu sou o caminho a verdade e a vida sejam imitadores de cristo pratica pratica pratica primeiro voce lê estuda e pratica um bom exercicio doar tempo talento energia e dinheiro para abençoar pobres viuvas e afritos e quem tem fome vizita-los em presidios ,visitar quem tem fomme e alimenta-los seguir os passos de jesus cristo a pratica o tornará livre por que voce praticou denovo denovo e denovo a pratica é o que separa as pessoas e por fim se tiver tocado o coração de Deus ele o tornará livre .

    Curtir

Deixe um comentário

Seja bem-vindo(a) ao canal O Maná de Hoje! O seu Canal de Teologia. Nosso canal publica material teológico quase todos os dias! Nossos estudos são divididos em séries e publicados em playlists. O canal é apresentado pelo Pastor Luiz Antonio Mestre em Teologia e Missiólogo – (Bel. Me. Th.M). Nosso objetivo é compartilhar um conteúdo rico para quem lê e estuda a Bíblia e principalmente para os membros do ministério da Igreja. Nosso interesse é instruir e inspirar essas pessoas para que consigam produzir mais e melhor na realização da obra de Deus e de seus ministérios! O canal se chama "O MANÁ DE HOJE" numa referência ao "Manhu", em hebraico, "aquele Maná", que Deus mandou no deserto para alimentar os filhos de Israel, (Êxodo 16: 35). O nome "O Maná de Hoje" faz alusão ao Maná do Deserto, porque tem o mesmo propósito: alimentar o Povo de Deus! Inscreva-se, ative o sininho e seja notificado das próximas publicações. Vai ser muito bom ter você como inscrito do nosso canal!