VONTADE DE EUDOKIA E VONTADE DE EURESTIA – SÉRIE TEOLOGIA – POR PASTOR LUIZ ANTONIO Me.

Se inscreva no nosso canal, temos mais de 360 vídeos de teologia pra você.

– VONTADE DE EUDOKIA: É aquela que Deus tem prazer em realizar, ele se sente feliz em realizar um fato e tem desejo de ver alguma coisa feita.

ευδοκια eudokia

1) Vontade, Satisfação, escolha
1a) boa vontade, bom intento, benevolência
2) deleite, prazer, satisfação, prazer em alguma coisa
(subjetivamente) deleite
(objetivamente) bondade,

 ευδοκεω eudokeo

1) parecer bom para alguém, ser a satisfação de alguém
1a) achar bom,
1b) fazer de boa vontade
2) estar satisfeito, ter prazer em, estar
inclinado a favor de alguém

Esta vontade, não tem relação direta com o PROPÓSITO DE FAZER alguma coisa, mas com o PRAZER DE FAZER algo. A Vontade de Eudokia será realizada com certeza porque ela tem relação com o prazer que Deus tem de fazer algo, é tão firme quanto a vontade decretória, porque Deus se deleita em fazer aquilo que quer fazer!

“ 3Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz.” (Sl.115: 3)

Em Isaías 44, 28 Ciro é alguém que segundo a própria fala de Deus realizará sua Vontade de Eudokia.

O versículo mostra o prazer de Deus em ver Yerushalaym edificada e o Beit HáMiquidash fundado!

28 quem diz de Ciro: É meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz; dizendo também a Jerusalém: Sê edificada; e ao templo: Funda-te.” (Is.44: 28)

Segundo (Is.55:11) a palavra que sai da boca de Deus cumpre sua vontade de Eudókia.

“11assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei.” (Is.55:11).

Esses versículos citados mostram que na vontade de Eudókia o PRAZER DE DEUS EM FAZER ALGO é mais notável do que o PROPÓSITO DE DEUS EM FAZER alguma coisa, isso é vontade de Eudókia.

A vontade de eudokia como a vontade de eurestia se relacionam ao prazer em realizar e em ver algo realizado. Só que na vontade de Eudókia (Deus sente prazer em realizar), enquanto na vontade de eurestia (Ele sente prazer em ver seus servos realizando sua vontade)

– Vontade de Eurestia: é aquela na qual Deus se deleita com prazer ao vê-la cumprida por Suas criaturas.

Esta vontade abrange aquilo que as criaturas de Deus fazem e que lhe deixam contente.

Mateus 3:17 (ARC)

E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

“Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.” (At.13:22).

Mas esta vontade pode ser desobedecida, tal como acontece com a vontade preceptiva

“12 também vos destinarei à espada, e todos vos encurvareis à matança, porquanto chamei, e não respondestes; falei, e não ouvistes, mas fizestes o que é mal aos meus olhos e escolhestes aquilo em que eu não tinha prazer.” (Is.65:12).