Panenteísmo – Série Teologia – Por Pastor Luiz Antonio

  • Inscreva-se no nosso canal do youtube e nos ajude a chegar aos 2000 inscritos. Obrigado. Subscribe to our youtube channel and help us reach 2000 subscriptions. Thank you.

Panenteísmo do grego πᾶν-ἐν-Θεός (pán-en-Theós), significa Todos em Deus – é um pensamento filosófico também conhecido como Krausismo.

Esse termo foi proposto por Karl Christian Friedrich Krause (1781–1832), na sua obra System des Philosophie (1828), daí o termo krausismo que designa sua doutrina teológica.

Krausismo

É a doutrina que diz que o universo está contido em Deus, mas que Deus é maior do que o universo (distinto do Panteísmo onde Deus é considerado como a cabeça do universo, por assim dizer, e o universo é seu corpo).

O Panteísmo é a crença de que tudo compõe um Deus imanente e abrangente, ou que o universo (ou natureza) é idêntico à divindade. No Panteísmo Deus e o universo são a mesma coisa). Panenteísmo também é diferente do Monismo.

Panteísmo e Monismo são assuntos de outros vídeos que você encontra na nossa série conceitos teológicos e filosóficos. (card).

No panenteísmo, Deus é visto como imanente, a alma do universo, o espírito universal presente em todos os lugares e do qual todos os seres participam, ao mesmo tempo que transcende todas as coisas criadas.

“Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos”! Esta frase atribuída a Epimênides de Creta e citada por Paulo de Tarso em Atos 17:28 é famosa como exemplo de possível panenteísmo.

O Ser de Deus inclui e penetra em todo o universo, de modo que cada parte do universo existe nEle, mas o conceito panenteísta com uma sutil diferença do panteísmo aceita que o Ser de Deus é mais do que o universo que Ele preenche repletivamente, e esse Ser não se esgota no universo.

 

A partir da década de 1940, Charles Hartshorne examinou numerosas concepções de Deus, revisou e descartou o panteísmo, o deísmo e o pandeísmo em favor do panenteísmo, descobrindo que tal doutrina contém todo deísmo e pandeismo, exceto suas negações arbitrárias.