Apateísmo – Série Teologia – Conceitos teológicos e filosóficos – Por Pastor Luiz Antonio

Inscreva-se no nosso canal do youtube e nos ajude a chegar aos 2000 inscritos. Obrigado. Subscribe to our youtube channel and help us reach 2000 subscriptions. Thank you.

Apateísmo é o estilo de vida que considera que Deus e religião são irrelevantes e caracteriza-se pela total apatia ou indiferença em relação à existência de deus(es).

Em sua etimologia o termo  é formado por duas palavras “A” significando “NÃO” e PÁTHOS uma palavra grega (πάθος) que significa “sofrimento, paixão, afeto”. O termo Paixão por sua vez pode ser traduzido por (sentimento).

O APATEÍSTA então é alguém sem sentimento, sem paixão, sem afeto em relação à religião ou Deus.

O Apateísmo não é religião, mas o estilo de vida que caracteriza a abstenção do debate religioso e da preocupação religiosa. Um apateísta é alguém que não considera a questão da existência ou inexistência de Deus ou deuses significativa ou relevante para a sua vida.

O apateísta considera que todos os anos já gastos em debates não têm provado a existência ou inexistência de um ou mais deuses. Assim ele conclui que, ainda que exista algum tipo de divindade, ela não se parece manifestar no destino dos seres humanos, o que torna o assunto desinteressante.

O apateísta reconhece que a religião pode fornecer algum “conforto” para muitas pessoas, mas ele entende que a religião é desnecessária para a orientação moral e isso é a causa da falta de motivação religiosa na sua vida.

O Apateísmo afirma que a moral está presente na sociedade humana, sem qualquer relação necessária com religiões. A existência ou não de um deus não tem nenhum efeito sobre as ações dos seres humanos, ao contrário pode inclusive causar mais sofrimento do que benefícios.

O apateísta exclui de forma ativa a religião de sua vida por concluir que a existência de um deus ou deuses nunca poderá ser comprovada ou refutada de forma definitiva, então a sociedade, a cultura e a ciência podem e devem avançar sem a interferência religiosa em suas atividades.

Citação apateísta famosa

O filósofo francês Denis Diderot, quando acusado de ser ateu, respondeu que simplesmente não se importava com a possibilidade de Deus existir ou não. Em resposta ao deísta Voltaire, escreveu: “É muito importante não confundir cicuta com salsinha, mas acreditar ou não acreditar em Deus não é de todo importante.”