Quem é maior dentro da Trindade? – Série Meditações – Por Pastor Luiz Antonio

Assista o vídeo clicando na imagem ao lado!Quem Maior na Trindade

A doutrina cristã da Trindade (do latim trinitas) define Deus como três pessoas consubstanciais, o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; como sendo “um Deus em três pessoas”.

As pessoas são distintas, mas a “substância, a essência e a natureza” são únicas. Neste contexto, a “natureza” é o que se é (Deus), enquanto a “pessoa” é quem se é: O Pai (YHWH), o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo.

O mistério da Trindade reivindica a existência de apenas um Deus em três pessoas como em (I João 5,7) – “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.”

Nas suas relações umas com as outras as pessoas são consideradas como um todo (Elohim Echad/Deus Único), coiguais, coeternas e consubstanciais, e “cada uma é Deus, completo e inteiro”.

Então quem seria o maior na Trindade? Nenhum!

A hierarquia percebida na Trindade é uma hierarquia apenas de funções que não prejudica a unidade da divindade nem a igualdade da essência; pois as três pessoas são de mesmo poder, eternas, consubstanciais e incriadas.

Como exemplo de hierarquia (apenas de funções e não de poder visto que são iguais), podemos dizer que: “é o Pai quem gera, o Filho é quem é gerado e o Espírito Santo quem realiza”.

A obra da criação e da graça podem ser  vistas como uma operação comum às três pessoas divinas, onde cada uma delas exerce, por assim dizer, um ministério específico; cada uma delas manifesta o que lhe é próprio na Trindade, de modo que todas as coisas são “a partir do Pai”, “através do Filho” e “no Espírito Santo”.

Então na Trindade Eterna não existe maior, mas em suas manifestações aos homens, O Pai é dito pelo próprio filho como sendo maior: Ouvistes o que eu vos disse: vou e venho para vós. Se me amásseis, certamente, exultaríeis por ter dito: vou para o Pai, PORQUE O PAI É MAIOR DO QUE EU. (João 14:28 (ARC)

Enquanto o Espírito Santo parece ser menor que o filho, visto que é enviado dele como seu substituto imediato!

Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim. João 15:26 (ARC)